15ª Semana da Física - 2011 | Programa de Seminários

 

Integrando o colóquio do Departamento de Física que decorre dia 19 de Outubro, às 16h00, o NFIST teve a iniciativa de organizar um ciclo de seminários com o público-alvo nos alunos de MEFT e pessoal do DF. Com isto em mente, de 23 de Setembro a 3 de Outubro de 2011, decorreu um inquérito com o objectivo de determinar se existiria, ou não, vontade para que um evento deste género voltasse a ter lugar na Semana da Física. A resposta foi, felizmente, positiva.

É nesta página que consta toda a informação relacionada à realização deste conjunto de seminários, o primeiro deles marcado para as 16h00 do dia 17 de Outubro de 2011, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar.

A lista completa dos seminários será actualizada em breve.

 

Terça-Feira, 18 de Outubro de 2011

Buracos negros e o censor cósmico

Vítor Cardoso, CENTRA
às 16h00, Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar

 

Fusão Nuclear: Desafios do ITER e a contribuição portuguesa

Bruno Gonçalves, IPFN
às 17h00, Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar

A população mundial irá aumentar de 6 mil milhões para 9 mil milhões de habitantes nos próximos 50 anos. Este aumento populacional a par com o crescimento económico, irá contribuir para um significativo aumento da procura de energia sendo imperativo encontrar fontes de energia capazes de providenciar energia a baixo custo, de forma limpa e segura.
A fusão nuclear tem tido um progresso considerável nas últimas décadas e poderá em breve sair do laboratório tornado-se uma opção credível e benigna para produção de electricidade em larga-escala e de forma limpa. Atingir este objectivo requer uma intensa actividade de investigação e um esforço de longo-termo requerendo um programa de investigação e desenvolvimento coordenado pela União Europeia.
O seminário irá abordar o estado-da-arte nesta área de investigação na área da física e tecnologia, com ênfase no trabalho desenvolvido no tokamak JET (Reino Unido), e no esforço desenvolvido para o futuro reactor experimental ITER. Serão discutidos os desafios da construção do ITER, os problemas a solucionar para um futuro reactor destinado a produção de energia eléctrica e as contribuições portuguesas.

[Topo]

 

Quarta-Feira, 19 de Outubro de 2011

Neutrinos em OPERA

Sofia Andringa, LIP-Lisboa
às 10h00, Sala PA2

A Experiência OPERA anunciou recentemente que neutrinos vindos do CERN, aparentemente chegam ao seu detector antes do tempo esperado, como se se movessem a uma velocidade superior à da luz. É um resultado totalmente inesperado, que terá de ser testado por experiências independentes. No entanto, não seria o primeiro resultado inesperado da física de neutrinos. Este seminário reverá a física de neutrinos, para enquadrar esta experiência, e explicar a medida da velocidade dos neutrinos.

 

Particle Physics at the 100 TeV scale

Mário Pimenta, LIP-Lisboa
às 16h00, Sala PA2 - Seminário da responsabilidade do Departamento de Física

[Topo]

 

Quinta-Feira, 20 de Outubro de 2011

Supernovas e aceleração do Universo

Nélson Nunes, CAAUL
às 10h00, Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar

 

Tecnologias Energéticas

Carlos Matos Ferreira, IPFN; Teresa Peña, CFTP; Manuel Collares Pereira, INETI
às 16h00, Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar

[Topo]

 

Sexta-Feira, 21 de Outubro de 2011

Nanotecnologias

Susana Freitas, INESC-MN
às 10h00, Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar

 

Condensados de Bose-Einstein, superfluidez e supercondutividade

Hugo Terças, CFIF
às 16h00, Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar

[Topo]

 

 

Copyright © 2006-2011 NFIST, Todos os direitos reservados.

[XHTML 1.0] [CSS]